Um dos principais desafios na vida de um empreendedor é acompanhar as tendências do mercado e saber usar tecnologia para conquistar ativos que superem os concorrentes. Por isso, hoje apresentamos a você um conceito inovador capaz de oferecer uma série de benefícios ao seu negócio, seja e-commerce ou físico, estamos falando da nuvem.

Acompanhe este raciocínio para tirar todas as suas dúvidas e conhecer algumas das vantagens que essa tecnologia pode trazer para o seu negócio!

O que é computação em nuvem?

Em geral, a definição mais aceita de nuvem refere-se a um modelo de computação que permite que recursos, informações e aplicativos sejam usados, compartilhados e gerenciados sem a necessidade de instalar programas nos computadores – todos os dados são armazenados na Internet por isso é chamado de computação em nuvem.

Quais são os benefícios da computação em nuvem?

Agora que você já conhece a definição da computação em nuvem, confira os benefícios que essa inovação pode trazer para sua empresa:


Reduzir custos

A redução de custos é um passo essencial para que seu negócio consiga evitar uma crise, e a nuvem certamente lhe proporciona esse benefício. Primeiro, você não precisa se preocupar com altos investimentos na criação e manutenção do seu data center, pois todas as informações do negócio serão gerenciadas por servidores em nuvem. Como resultado, sua equipe de TI também gastará menos e você poderá escolher uma equipe mais enxuta que continuará a se concentrar no núcleo do seu negócio.

Agilidade em processos

Outra vantagem que a nuvem pode oferecer à sua empresa é o aumento da agilidade. Como isso aconteceu? isso é muito simples. Se você precisar adicionar novos recursos de TI ao gerenciamento do seu negócio, basta ativá-los em minutos por meio de seu provedor de nuvem. Além disso, a computação em nuvem otimiza a execução dos projetos da equipe, pois todos os membros da equipe podem acessar informações online e realizar ações remotamente, se necessário.

Melhorias nas práticas de gestão

Com a possibilidade de acesso em tempo real às informações gerenciais compartilhadas na nuvem, os empreendedores poderão aplicar modelos de gestão mais eficientes em suas empresas, acompanhar de forma abrangente o andamento do negócio e corrigir quando ocorrerem falhas no processo, evitando desperdício de tempo em ações mal sucedidas superiores .

Flexibilidade no Acesso aos Recursos

Imagine que sua empresa tenha um pico de vendas em um aniversário importante. Naturalmente, nessas horas, você precisa usar mais recursos do que o normal para gerenciar sua empresa, certo? Essa é outra vantagem da computação em nuvem. Com este modelo de computação, você poderá aumentar ou diminuir os recursos contratados para o seu servidor conforme necessário, sem precisar adquirir licenças muitas vezes caras.

Foco na criação de valor

O quinto benefício da nossa lista é provavelmente um dos mais rentáveis ​​para o seu negócio. Isso porque você pode concentrar a energia de sua equipe em projetos de desenvolvimento que aumentem a receita de sua empresa e diferenciem sua marca, pois seus funcionários não precisam se preocupar com a manutenção de data centers ou infraestrutura técnica.

Aumento da concorrência no mercado

Por fim, todos os benefícios da computação em nuvem podem ser traduzidos no aumento da concorrência no mercado. Reduzindo custos, melhorando a gestão de processos e focando no núcleo do seu negócio aumentando suas chances de crescimento.